1º Dia – Visita à Cananéia

Após a chegada no município e acomodação em algum dos meios de hospedagem ofertados, recomenda-se um almoço de frutos do mar, peixes ou opções de pratos caiçaras para desfrutar dos sabores locais. Após o almoço, visita ao Centro Histórico fazendo um passeio pelas ruas da cidade com suas casas e monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico. Visita ao Museu Municipal, onde se encontra o segundo maior tubarão do mundo (capturado). Jantar e pernoite em Cananéia.

Visite também:

  • Entreposto de pesca, antigo CEAGESP;
  • Figueira centenária.
  • A Igreja Matriz construída em 1577 e a Praça Martim Afonso de Souza.

2º Dia – Visita à Pariquera-Açu e Iguape

Após café da manhã na pousada escolhida, saída para Pariquera-Açu para visitar o Parque Estadual Campina do Encantado. No Parque o atrativo principal é a turfeira rica em gás metano, formada por acúmulo de matéria orgânica em ambiente lagunar marinho. Na trilha da Campina, o monitor demonstra como é possível provocar a liberação e combustão desse gás, com a presença de fogo, produzindo chamas de oitenta centímetros de altura. No Parque há também sítios arqueológicos, formados por fragmentos de ossos, conchas e outros objetos que podem atingir dez metros de diâmetro e cinco metros de altura, conhecidos como Sambaquis.

Dias e horário de funcionamento do Parque Estadual Campina do Encantado: de segunda-feira a domingo das 8h às 17h.
Endereço: Estrada do Rio Preto, s/n° – Pariquera-Açu – SP

Telefones para informação: (13) 3856-1002/ (13) 3856-2267

Almoço em Pariquera-Açu ou Iguape

Após almoço, visita ao Centro Histórico de Iguape O município de Iguape concentra um dos maiores e mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais do  Estado de São Paulo, com imóveis tombados pelo CONDEPHAAT  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. São ruas estreitas, monumentos históricos, igrejas e casarões construídos nos séculos XVIII e XIX, que retratam os ciclos do Ouro e do Arroz, períodos de grande desenvolvimento econômico do município. O Roteiro denominado Centro Histórico, realizado a pé, percorre, em aproximadamente 3horas, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, o Museu Histórico e Arqueológico de Iguape, o Museu de Arte Sacra, a Igreja São Benedito, o Valo Grande, além dos casarios coloniais. Recomenda-se o acompanhamento de um monitor ambiental local.

Em Iguape, vale a pena subir até o Morro do Espia, de onde se consegue avistar o município inteiro, além da região de lagos e o mar que banha o município de Ilha Comprida. Retorno para Cananéia para jantar e pernoite.

3º Dia – Visita à Ilha Comprida e Ilha do Cardoso

Após café da manhã, saída para visita ao Sambaqui do Nóbrega e a praia do Boqueirão Sul, localizados na Ilha Comprida. Do centro de Cananéia, deve-se pegar a balsa para atravessar o canal para Ilha Comprida. A praia do Boqueirão do Sul é muito freqüentada pela proximidade com Cananéia e é uma praia tranqüila para descanso e prática de esportes.

Após almoço, passeio de escuna pelo estuário, onde é possível fazer a observação de golfinhos. Visita ao Parque Estadual Ilha do Cardoso – Núcleo Perequê

Parque Estadual Ilha do Cardoso
Telefones para informação: (13) 3851-1163 / (13) 3851-1108
E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br

Para saber opções de restaurantes, pousadas, hotéis, camping e transportes clique aqui, informações de horários e monitoramento do parque clique aqui.