1º Dia – Visita ao Centro de São Miguel Arcanjo e Trilha para Portal da Reserva

Sugerimos o início do passeio no Centro Histórico de São Miguel Arcanjo visitando o Centro de Comercialização Artesanal por volta das 10h00min. Que fica na Praça de Eventos “Toamitse Ivasaki” e é um espaço gerenciado pela Associação dos Artesãos de São Miguel Arcanjo e pela Associação dos Produtores Orgânicos, onde podemos encontrar produtos das vinícolas e alambiques locais, além de doces, pastas, geléias, mel, toalha de pano, guardanapos, bonecas, quadros, etc. Lugar ideal para comprar presentes.

Após o Centro de Comercialização Artesanal, outro lugar interessante para visitar é a Praça da Matriz, ponto de passagem dos romeiros da região que tem como principais atrativos a Igreja Matriz, o Monumento dos Pracinhas e o coreto. Feito essa visita, aproveite para fazer as comprinhas para lanche no supermercado, remédios na farmácia ou qualquer produto necessário, porque mais a frente o comércio será escasso. É apropriado fazer um abastecimento de mantimentos para trilha posteriormente e almoçar.

Depois do almoço, visite a Sede do Parque Estadual “Carlos Botelho” e inicie dali, a Trilha do Portal da Reserva. A trilha tem nível de dificuldade baixo e de longa extensão (11km) e no seu percurso é possível visualizar rastros de animais silvestres. O roteiro termina na Pousada Portal da Reserva, uma pousada que serve jantar caseiro e preparado com cuidado pelas funcionárias da pousada. A pousada está localizada no Bairro do Turvinho, em uma alta planície, proporcionando uma vista panorâmica da mata e campos ao redor. Aproveite a tranqüilidade da região e o conforto das camas para descansar.

2º Dia – Bóia cross e Estrada Parque no Parque Estadual “Carlos Botelho”

Depois de tomar o café da manhã na pousada, sugerimos o passeio de bóia cross no Rio Taquaral. O início da descida ocorre na Área de Lazer do Rio Taquaral em frente a Bica, já no início da Estrada Parque. O percurso estende-se por 1,7 km do Rio Taquaral e dura aproximadamente 01h10min, existem também outras opções de trajetos de descida de bóia cross com roteiros mais longos. (Consulte a Agência Muriqui Ecoturismo)

Ao final da descida, é preciso voltar ao ponto de partida, caminhando por uma trilha de mata fechada de aproximadamente 00h15min e distância de 800m.

Pausa para lanche de trilha (compre na Pousada Portal da Reserva).

Em seguida, a travessia da Estrada Parque (33 km) é uma ótima opção para contemplar a fauna e flora local, além de vivenciar a diferença de altitude entre o começo e início da Estrada. A descida pode ser realizada a pé, de carro ou ainda de bicicleta. No trajeto, encontram-se vários atrativos, dentre eles mirante, quiosques para lanches e áreas propícias para banho.

Chegada ao fim da estrada visite o Núcleo Sete Barras. Nele existem opções de trilhas e cachoeiras: Trilha da Figueira, Cachoeira do Ribeirão Branco e Trilha da Cachoeira do Travessão.

Informações dos atrativos:

Centro de Comercialização Artesanal Casarão e Artesanato da Terra
Rua Manoel Fogaça, 656
(15)3279-4398

Muriqui Ecoturismo
R. Mal. Castelo Branco, 441
(15) 9621-7947
muriquiecoturismo@yahoo.com.br

Para saber opções de restaurantes, pousadas, hotéis, camping e transportes clique aqui, informações de horários e monitoramento do parque clique aqui.