O Parque Estadual da Caverna do Diabo (PECD) foi criado a partir da Lei nº. 12.810 em 21/02/2008, que institui o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, juntamente com outras 13 Unidades de Conservação. Criado em 1969, o Parque Estadual de Jacupiranga foi desmembrado em três parques estaduais (Parque Estadual Caverna do Diabo, Parque Estadual do Lagamar de Cananéia e Parque Estadual do Rio Turvo) e em outras modalidades de unidades de conservação. O PECD possui uma área de 40.219,66 ha e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga.
Localizado ao sul do Estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, o PECD possui um rico ecossistema, tendo como principal atrativo a Caverna do Diabo, que recebe visitantes do mundo inteiro. O Parque faz divisa com a APA Quilombos do Médio Ribeira, Parque Estadual do Rio Turvo e Reserva do Desenvolvimento Sustentável de Lavras.

Quem administra o Parque?

O Parque é administrado pela Fundação Florestal, de acordo com o Decreto nº 51.453/2006 que instituiu o Sistema Estadual de Florestal – SIEFLOR, posteriormente alterado pelo Decreto nº 54.079/ 2009. A gestão da pesquisa científica é feita pelo Instituto Florestal, em conjunto com a Fundação Florestal. Ambos os órgãos integram a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Para obter mais informações sobre Parques Estaduais e outras Unidades de Conservação, clique aqui.