O Entorno do Parque Estadual Intervales

Os municípios de Ribeirão Grande, Guapiara e Capão Bonito estão localizados próximos ou têm parte de seus territórios dentro dos limites do Parque Estadual Intervales. Pela proximidade e oferta de serviços e equipamentos turísticos, estas cidades servem de apoio ao visitante do parque.

Ribeirão Grande
Localiza-se no Vale do Alto Paranapanema, na região sudoeste do estado de São Paulo, a cerca de 230 Km da capital. O município é cercado por mata atlântica que corresponde cerca de 40% de sua área territorial. Lá está localizada uma das maiores jazidas de calcário da América Latina. É formado por montanhas com alto relevo e grandes rios que cortam todo território, sua principal característica.

Capão Bonito
Com uma população de 47 mil habitantes, Capão Bonito está localizada a 222 km da capital paulista e ocupa uma área de 1.691 km². O maior rio do estado, o Paranapanema, banha a cidade e propicia a prática de rafting. A cidade apresenta ainda diversas opções para a prática do turismo de aventura como canoagem, trekking e off-road, a partir de seus inúmeros rios e trilhas.

Guapiara
Situada a 260 km da capital paulista, Guapiara abrange território nos Parques Estaduais Intervales e Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em região com grande concentração de mata atlântica. O município de Guapiara é definido economicamente como de agricultura familiar, destacando-se as lavouras de tomate, a fruticultura de clima temperado (como o pêssego, a nectarina, a ameixa e o caqui, além de iniciativas de produção de uva, maçã e quiwi), a cultura do milho e feijão, uma pequena produção de pecuária de leite em expansão e atualmente o artesanato, cujas propriedades familiares possuem grande potencial para o turismo rural.