Sobre o entorno do Parque Estadual Caverna do Diabo

Os municípios de Eldorado, Cajati e Barra do Turvo têm parte de seus territórios dentro dos limites do Parque Estadual Caverna do Diabo. Pela proximidade e oferta de serviços e equipamentos turísticos, estas cidades servem de apoio ao visitante do parque.

Eldorado
O nome do município remete ao período de riquezas representado pelo ciclo do ouro, que durou algumas décadas na região. O ouro, que podia ser visto a olho nu, era retirado dos rios e minas e transportado por embarcações pelo rio Ribeira até chegar ao porto para fazer o registro, no local onde mais tarde seria a cidade de Registro, maior município da região do Vale do Ribeira. De lá, o ouro era levado para o litoral, mais precisamente à cidade de Iguape, de onde partia para a Europa. O fluxo de pessoas gerado pela exploração do ouro deu origem a alguns povoados, que posteriormente se tornariam parte do município de Eldorado.

Eldorado, que reúne características e infraestrutura suficientes para tal feito, recebeu do Governo do Estado o título de Estância Turística do Estado de São Paulo.

Além dos atributos naturais, Eldorado também se destaca por seus atrativos culturais diversificados e pelo turismo de base comunitária, que atualmente é praticado nos quilombos que fazem parte do Circuito Quilombola.

Fonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/9108/eldorado-sp.html

Barra do Turvo
Barra do Turvo é um município com características predominantemente rurais e paisagem exuberante, permeada pela Mata Atlântica. Entre os atrativos naturais do município, destacam-se as mais de 30 cachoeiras cadastradas. As principais são Dito Salú, Cachoeira Fria, Vavá e Salto do Pescador. Há ainda algumas cavernas que até o momento não são exploradas turisticamente, rios com corredeiras e rios ideais para a prática da pesca esportiva.

O Pico das Araras é considerado um dos melhores pontos do Brasil para a prática de asa delta, vôo livre e parapente.

Cajati
Oferece aos amantes da natureza a possibilidade de visitarem locais preservados como a Barra do Azeite e o Salto do Guaraú. Ainda há cavernas e cachoeiras no Parque Estadual do Rio Turvo e nos bairros Capelinha e Bananal, locais famosos ainda pelos sambaquis, onde estão preservados até hoje vestígios da passagem e existência do homem primitivo na região.